RECEBA NOSSO CONTEÚDO DE FORMA GRATUITA DIRETAMENTE NO SEU EMAIL

Grupo Studio Franquias Studio FiscalGestão de tempo: 5 dicas para otimizar o tempo no escritório de advocacia

Gestão de tempo: 5 dicas para otimizar o tempo no escritório de advocacia

Gestão de tempo é um assunto muito discutido atualmente nas organizações, mas ainda é um tema dominado por poucos profissionais. A maioria deles ainda tem o sentimento de que os dias parecem ter cada vez menos horas e de que as semanas têm cada vez menos dias. Isso acompanhado do número de tarefas, que parece sempre aumentar.

Se você é advogado, certamente também sofre com esse problema. Na sua profissão, é fundamental cuidar de todos os detalhes dos processos, revisar pareceres mais de uma vez e ainda acompanhar cada cliente de perto, de preferência, pessoalmente. Fazer tudo isso, mais as tarefas do dia a dia, desgasta o profissional e acaba afetando na qualidade do seu trabalho.

Neste post vamos falar sobre como você pode adotar algumas técnicas para gerir bem o seu tempo, melhorando sua produtividade e diminuindo o seu stress:

 

Estabeleça prioridades

Você já teve a sensação de chegar ao escritório e ver aquelas demandas na sua mesa, todas sinalizadas como urgentes? É uma situação muito comum, não é mesmo? Esse é um erro grave que profissionais cometem: todo o cliente acha que o seu processo sempre será urgente, mas cabe ao advogado determinar a prioridade de cada um.

Infelizmente você não poderá dar atenção a todos ao mesmo tempo, por isso é importante criar uma metodologia para separar os processos. Pode ser por data do julgamento ou por complexidade do caso, mas é necessário que você separe um tempo para trabalhar em um de cada vez.

Desenvolver processos ao mesmo tempo faz com que nenhum deles tenha o resultado satisfatório.

 

Cumpra os prazos

Depois de priorizar as tarefas, é fundamental que você fique muito atento aos prazos estabelecidos para cada uma. Quando você passa cinco ou dez minutos no cumprimento de cada tarefa, vai atrasando as seguintes e, quando se der conta, já estará levando processos para casa e passando a madrugada trabalhando.

Não é bom para a sua saúde e para a qualidade do trabalho. Se, em último caso, uma tarefa ocupar mais tempo do que foi programado, desconte esse tempo nas seguintes.

 

Baixe agora grátis: Guia essencial para aumentar a rentabilidade no seu escritório de advocacia

 

Delegue atividades

Lembre-se: você não está sozinho no escritório. Conte com seus auxiliares e com a sua secretária para cuidar de processos operacionais, que acabam afetando a realização das tarefas principais da empresa.

 

Evite distrações

Em um mundo no qual as redes sociais estão sempre disponíveis, parece impossível evitar de navegar pelo menos um pouco. Mas saiba que uma entrada no Facebook durante o dia, mesmo que rápida, pode lhe tomar até uma hora de trabalho. Isso fará muita falta ao final do expediente.

Se você usa a Internet para se informar, procure estabelecer horários pré-definidos para isso. Assim você consegue incluir esses acessos no seu planejamento.

 

Conte com a tecnologia

A tecnologia pode ser uma aliada na sua gestão de tempo. Atualmente existem diversos softwares jurídicos que ajudam na gestão de clientes, processos, intimações e atendimentos em geral. Também cuidam da parte financeira do seu escritório, realizando o monitoramento do fluxo de caixa. Procure algum que atenda as suas necessidades e volte seu foco para o atendimento aos seus clientes, aumentando a qualidade do seu trabalho e o seu faturamento.

Com essas dicas você já conseguirá avançar bastante na sua gestão de tempo. Se você tiver mais alguma sugestão, deixe seu comentário no final do post!


Redação Grupo Studio