RECEBA NOSSO CONTEÚDO DE FORMA GRATUITA DIRETAMENTE NO SEU EMAIL

Grupo Studio Franquias Studio FiscalGestão de produtividade: 5 passos para o seu escritório de advocacia

Gestão de produtividade: 5 passos para o seu escritório de advocacia

Aumentar a produtividade tem sido um tema recorrente tanto na indústria quanto no setor de serviços, já que 75% dos empregadores afirmam perder 2 horas ou mais por profissional, por dia, com distrações.

Tamanho desperdício de tempo e recursos coloca a gestão de produtividade como um item primordial nos investimentos dos escritórios de advocacia, uma vez que a queda na performance da equipe pode levar a consequências preocupantes: perda da qualidade dos serviços prestados, atraso nas demandas, clima laboral comprometido pelo estresse da urgência e, claro, redução do faturamento.

Identificou-se com alguma dessas situações? Então acabe com o problema agora mesmo!

 

1. Automatize processos

Você já deve estar acostumado a consultar processos via internet, dar seguimento a trâmites via sistemas personalizados e manter contato com boa parte de seus clientes via e-mail, certo? Então o que acha de agilizar ainda mais as atividades do seu escritório de advocacia?

Tenha um sistema de gestão personalizado, que auxilie no controle e gestão das demandas diárias do seu negócio. Você pode automatizar contratos, relacionamento com clientes, agendas, finanças e até as obrigações fiscais do seu escritório, ganhando tempo e eficiência.

2. Confie no seu time

Delegar tarefas nem sempre é algo fácil, mas pode ser importante para que você tenha maior produtividade no ambiente de trabalho. Quando as pessoas se sentem integralmente responsáveis pelos processos, dão mais valor à atividade a ser feita e zelam pelos prazos com maior afinco.

O intuito deve ser desenvolver uma equipe de alta performance, que se distribua e coordene as atividades entre os membros sem a necessidade de supervisão constante. Para atingir esse nível de eficiência, você deve começar confiando nos profissionais que trabalham com você.

 

Baixe agora grátis: Guia essencial para aumentar a rentabilidade no seu escritório de advocacia

 

3. Elimine o retrabalho

A gestão de produtividade se torna muito mais fácil se você fizer uma limpeza geral nos seus processos, eliminando atividades repetitivas e sem contribuição real para os resultados do escritório de advocacia.

Mapeie todos fluxos, identifique os gargalos e converse com sua equipe para descobrir a melhor maneira de realizar cada trâmite, evitando que o trabalho operacional seja feito por uma pessoa. Existem diversos aplicativos e sistemas que podem contribuir para o aumento da eficiência do seu escritório, como aplicativos de gestão de tarefas ou sistemas de gerenciamento de projetos.

4. Estipule metas de desempenho

Nenhum programa de gestão de produtividade vai longe se você não tiver metas a serem cumpridas e prazos a serem superados. Isso acontece porque a natureza humana sempre leva à procrastinação e os ladrões de atenção estão em todo lugar, na internet, no smartphone, até mesmo no cafezinho da tarde.

Cada profissional deve cumprir metas individuais e o time deve atingir metas grupais, a fim de que todos sejam recompensados. Isso mesmo, produtividade sempre deve ser recompensada, seja com um bônus no salário, um dia de folga ou qualquer outro benefício que seja atrativo para sua equipe.

5. Crie um ambiente amigável

Trabalhar sob pressão constante pode comprometer a produtividade do seu escritório de advocacia, minando a autoestima do grupo e o clima organizacional. Mais do que mandar, cobrar e supervisionar, você deve liderar. E um bom líder sabe quando é hora de dar uma pausa no trabalho e fazer o time relaxar.

O clima no escritório deve ser descontraído, permitindo que as pessoas executem suas atividades com tranquilidade. Obviamente, sabemos que nem sempre é possível fazer tudo com tempo, mas organizar as tarefas em agendas integradas pode ajudar a melhorar a gestão do tempo.

Você tem outros truques para melhorar a gestão de produtividade no seu escritório? Conte pra gente!


Redação Grupo Studio