RECEBA NOSSO CONTEÚDO DE FORMA GRATUITA DIRETAMENTE NO SEU EMAIL

Grupo Studio Franquias Studio FiscalFontes de renda extra: por que você deve diversificar os investimentos!

Fontes de renda extra: por que você deve diversificar os investimentos!

Contar com apenas uma fonte de renda é uma opção bastante arriscada. Mesmo que você tenha um bom emprego, não significa que ele vai te proporcionar uma garantia a longo prazo. Por isso, além da sua ocupação principal, vale procurar por fontes de renda extra.

A melhor opção para isso é investir. E, se o objetivo é reduzir riscos, o ideal é diversificar os tipos de aplicação. Pensando nisso, vamos falar neste post sobre os benefícios de diversificar os investimentos e ainda dar duas opções para obter fontes de renda extra. Confira!

Benefícios de diversificar os investimentos

Você já deve ter ouvido a máxima de que não se deve colocar todos os ovos na mesma cesta. E ela se aplica perfeitamente ao mundo dos investimentos. Sendo assim, veja as vantagens de diversificar seus investimentos:

Reduz riscos

Vamos supor que você tenha comprado um imóvel e o alugou. Logo depois, uma construtora começou a construir um prédio bem em frente, o que acabou provocando rachaduras no seu imóvel. Com isso, o inquilino saiu. Você teve que entrar na Justiça contra a construtora e, enquanto não sai a decisão, vai ter que arcar com os custos da obra.

Esse apenas é um exemplo de como é arriscado investir todos os seus recursos em uma única opção. O problema seria amenizado se você tivesse comprado, por exemplo, um imóvel menor e mais barato e investido o restante dos recursos em uma aplicação financeira conservadora.

Aumenta oportunidades de ganhos

Cada investimento tem características próprias e reage de forma diferente aos eventos. Um Fundo de Renda Fixa Referenciado DI, por exemplo, tem seu rendimento atrelado à taxa de juros no Brasil, ou seja, se os juros sobem, o fundo rende mais.

Já o mercado de ações costuma se beneficiar da queda na taxa de juros. Assim, ao diversificar seus investimentos, você tem a oportunidade de lucrar em diversos cenários.

 

Baixe agora grátis: Guia essencial para aumentar a rentabilidade no seu escritório de advocacia

 

Opções de investimento para obter fontes de renda extra

Agora que já conhecemos as vantagens de diversificar os investimentos, vamos conhecer duas aplicações para você ter uma fonte de renda extra.

Fundos imobiliários

Os fundos imobiliários são a aplicação financeira mais parecida com a ideia de comprar um imóvel para alugar. É um fundo que investe em imóveis, normalmente comerciais, como prédios de escritório, galpões industriais e até shoppings. E ele pode ser aplicado em diversos imóveis ao mesmo tempo.

O interessante é que os fundos imobiliários distribuem rendimentos mensalmente, oriundos dos aluguéis dos imóveis. Outra vantagem dos fundos imobiliários é que os rendimentos são isentos de imposto de renda.

Títulos públicos que pagam juros semestrais

O Tesouro Direto é o sistema que permite aplicar em títulos públicos federais. Para quem busca fontes de renda extra, existem duas opções que pagam rendimentos duas vezes ao ano: o Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais e o Tesouro Prefixado com Juros Semestrais.

O Tesouro IPCA+ rende ao investidor a variação do índice de inflação IPCA mais uma taxa combinada no momento da compra do título. É uma boa opção para proteger o dinheiro do efeito da inflação e ainda garantir um rendimento real, isto é, acima da inflação.

Já no Tesouro Prefixado o rendimento a ser pago é determinado na hora da compra. Por isso, é mais indicado para momentos em que a taxa básica de juros (Selic) está em queda, já que sua rentabilidade não é afetada pela redução dos juros.

Os rendimentos pagam imposto de renda conforme a tabela dos investimentos de renda fixa, que varia de 15% a 22,5%, dependendo do tempo em que o recurso permanece aplicado.

Vale ressaltar que a rentabilidade combinada no momento da compra vale para quem ficar com o título até seu vencimento. Se o investidor vender o título antes do vencimento, receberá o valor pelo qual está sendo negociado naquele momento, que pode ser maior ou menor do que o preço que pagou por ele.

Gostou das dicas? Agora que você já viu como pode obter fontes de renda extra, baixe nosso ebook e conheça as 7 principais formas de investimento!


Redação Grupo Studio