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Grupo Studio Franquias Studio FiscalComo superar os 4 principais desafios do empreendedorismo

Como superar os 4 principais desafios do empreendedorismo

Os atuais ambientes de negócios estão cada vez mais competitivos e, assim, os desafios do empreendedorismo se multiplicam. Felizmente, também há mais recursos para enfrentar esses problemas.

Pensando nisso, apresentamos neste post alguns dos principais desafios enfrentados por empreendedores iniciantes, e o que você pode fazer para evitar ou superar essas dificuldades. Boa leitura!

 

1. Modelo de negócio

Você poderia obter bons lucros se soubesse quais produtos e serviços vender. Esse problema acontece quando o empreendedor não sabe ou não tem segurança de como escolher um nicho de mercado ou definir um público-alvo.

A solução começa por admitir que você não é um expert em identificar segmentos prósperos. Nesse caso, o ideal é delegar essa tarefa a alguém que seja forte nessa área.

Não é preciso, contudo, contratar uma grande (e cara) empresa de marketing. Em vez disso, recrute um pesquisador freelancer que tenha experiência em qualquer tipo de campo que você esteja considerando entrar (e-commerce, varejo, serviços etc.).

Solicite pesquisas de mercado e um relatório com nichos sugeridos, apoiados por possíveis margens de lucro e análises completas, a fim de que você tenha melhores condições de optar por um modelo de negócio específico.

2. Controle orçamentário

Se você já iniciou um empreendimento, e seu fluxo de caixa está indo bem, é comum a sensação de nunca ter o suficiente no orçamento para desenvolver todo o potencial da empresa.

Não se preocupe: todo empreendedor luta com seu orçamento, sobretudo nos primeiros anos de atividade. A chave é priorizar seus esforços de marketing, enquadrando-os sob o prisma da eficiência.

Isso significa gastar dinheiro apenas onde ele funciona e reservar o resto para despesas operacionais, ao mesmo tempo em que experimenta (de forma lenta, gradual e segura) outros métodos de marketing.

 

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3. Estratégia de marketing

Esse desafio se manifesta quando você não consegue se decidir a respeito da melhor forma de divulgar seus produtos e/ou serviços: impressão, internet, celular, anúncios etc. O desejo de maximizar o retorno sobre os investimentos por meio de um marketing eficiente e direcionado fica, então, sem ter como ser realizado.

Novamente, se você não é particularmente familiarizado com a criação de campanhas publicitárias, é uma boa ideia terceirizar sua estratégia de divulgação para quem é.

Nesse ponto, tudo o que você precisa é de um planejamento elementar: quais ações de marketing você está disposto a realizar para aumentar as vendas e atrair mais clientes? Ofereça ao seu planejador um orçamento e diga-lhe para desenvolver campanhas que o utilizem com eficiência para produzir lucros.

4. Capital

Desafios relativos ao capital são problemas que ocorrem quando você quer crescer ou começar o próprio negócio, mas não possui recursos financeiros suficientes para fazê-lo.

Para lidar com essa questão, é preciso estar “com os pés bem plantados no chão”. Ou seja, você deve estar ciente de que uma empresa de sucesso demanda tempo e muita dedicação. Trabalhe, continuamente, para conquistar novos clientes e esforce-se, consistentemente, para ser relevante aos que já possui.

Desse modo, o “boca a boca” se espalhará e mais clientes virão até você. É fundamental, portanto, desenvolver sistemas e processos de negócios que lhe permitam delegar tarefas sem sacrificar a qualidade, garantindo que seu negócio possa crescer de forma estável, ao passo em que você resolve os principais desafios do empreendedorismo enquanto eles ainda são pequenos.

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Redação Grupo Studio