RECEBA NOSSO CONTEÚDO DE FORMA GRATUITA DIRETAMENTE NO SEU EMAIL

Grupo Studio Franquias Studio FiscalComo abrir uma franquia? Conheça 5 passos essenciais!

Como abrir uma franquia? Conheça 5 passos essenciais!

Abrir uma franquia é uma das formas mais seguras e rentáveis de se ter um negócio. O franqueador, já tendo uma marca reconhecida, disponibiliza um padrão de negócios que deu certo para os empreendedores que desejam usar a marca em troca de determinado valor. Mas como abrir uma franquia?

O processo é um pouco complexo, só que bem mais fácil do que abrir o próprio negócio, e uma grande oportunidade de empreender com maior segurança e lucratividade.

Ficou interessado? Descubra agora cinco passos essenciais que você deve seguir para abrir uma franquia de sucesso:

1. Pesquise sobre o seu ramo de atuação

A primeira coisa a fazer é verificar as franquias disponíveis no seu segmento de atuação ou outro em que deseja atuar. Use a internet para pesquisar e listar as empresas encontradas.

O próximo passo é se informar com relação aos compromissos que deverá assumir, bem como sobre os riscos, ameaças externas enfrentadas e oportunidades que o negócio oferece.

O ideal é ter um parceiro para ajudar nessa fase porque, quanto mais a franquia for adequada ao seu perfil empreendedor, maior será a chance de sucesso no negócio. Peça ajuda a um consultor específico da área de franquias e passe para a próxima etapa.

2. Faça um plano de negócios detalhado

Ao conhecer a franquia em que deseja trabalhar, é hora de fazer um plano de negócios individual, além do que a própria franquia oferece. Assim, será possível ter informações diferenciadas e mais realistas com relação às suas necessidades e oportunidades pessoais.

A intenção é avaliar o custo-benefício do investimento e ter informações que possibilitem a realização de um planejamento mais conciso e com projeções de resultados futuros mais precisos.

Esse é o momento de fazer contato com a franquia para ter acesso a dados mais detalhados sobre tempo médio de retorno, taxa de lucratividade, investimento necessário e informações sobre mercado, como concorrentes, perfil de clientes, fornecedores etc.

Para ajudar, visite uma ou mais franquias e converse com os franqueados para descobrir como a teoria funciona na prática.

Considere adotar a matriz SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities, Threats, em português: forças, fraquezas, oportunidades e ameaças) para comparar as informações pessoais com aquelas entregues pela rede de franquias e atestar a viabilidade do negócio. Essa é uma das dicas mais importantes de como abrir uma franquia.

 

Baixe agora grátis: Guia essencial para aumentar a rentabilidade no seu escritório de advocacia

 

3. Assine o contrato com a franqueadora

É a parte mais burocrática da negociação, e você deve dedicar atenção máxima a ela. Antes de assinar qualquer coisa, leia todas as cláusulas do contrato com calma e esclareça toda e qualquer dúvida que porventura venha a ter.

O consultor mencionado no primeiro tópico será essencial nessa etapa. Se tudo correr bem, é só assinar e dar início à próxima etapa.

4. Escolha um local adequado

Se a sua franquia exige uma estrutura física, não se preocupe, pois o franqueador ajudará você a encontrar o ponto ideal na sua região. Caso contrário, pode pular essa etapa.

Digo isso porque algumas franquias dispensam gastos com estruturas físicas e a contratação de funcionários. São as franquias on-line, nas quais o escritório é virtual.

5. Faça o treinamento

Toda rede de franquias oferece um treinamento para adequar o franqueado ao padrão do negócio. Isso inclui aprender os processos de gestão, tais como abertura do negócio, pedidos de materiais e serviços, estratégias de marketing, contabilidade, finanças, faturamento etc.

Não se preocupe tanto com as questões burocráticas, pois a franquia deve disponibilizar profissionais para ajudar com as dificuldades que surgirem após o início das atividades.

Utilize estas dicas de como abrir uma franquia para ter um negócio altamente lucrativo e com o menor esforço e dor de cabeça possível.

Agora que você já sabe como abrir uma franquia, aproveite para baixar o e-book Checklist: 15 fatores que um advogado deve levar em consideração antes de abrir uma franquia e aumente as suas chances de sucesso!


Redação Grupo Studio