RECEBA NOSSO CONTEÚDO DE FORMA GRATUITA DIRETAMENTE NO SEU EMAIL

Grupo Studio Franquias Studio FiscalCapacitação constante: sites, blogs e portais para advogados se atualizarem

Capacitação constante: sites, blogs e portais para advogados se atualizarem

Buscar conhecimento para manter-se sempre atualizado é uma missão de todo profissional, em especial na área jurídica. A capacitação constante não necessariamente deve estar ligada a cursos, palestras e outros eventos. As facilidades que o meio digital proporciona podem — e devem — ser aproveitadas pelos advogados com esse fim.

Para ajudar você a se lembrar de onde estão informações, artigos e conteúdo relevantes para a sua carreira, elaboramos uma lista com 10 endereços que devem ser visitados constantemente para que você se mantenha atualizado. Confira e salve esses endereços nos seus favoritos!

JusBrasil

Voltado tanto a advogados quanto a leigos que desejam tirar dúvidas sobre legislação e Direito, o JusBrasil é um portal de notícias e artigos relevantes sobre a área jurídica, reunindo jurisprudências, diários oficiais, legislação, entre outros temas.

O objetivo dos seus criadores é oferecer acesso facilitado a esse tipo de conteúdo, sendo alimentado por profissionais e representantes de negócios do setor. Atualização e diversidade são as palavras de ordem nesse site, que se intitula um dos mais visitados no mundo entre os portais jurídicos.

Consultor Jurídico (Conjur)

O Consultor Jurídico existe há mais de 20 anos e funciona como uma revista eletrônica. Seu objetivo é levar ao leitor informações sobre o sistema judicial, editadas por uma equipe de jornalistas especializados.

Seu público-alvo são advogados, promotores, juízes, professores e estudantes de Direito, entre outros. Nele são postadas constantemente entrevistas, artigos e notícias do setor, além de pesquisas interessantes.

Migalhas

O nome pode não remeter diretamente ao assunto, mas o portal de informações Migalhas apresenta aos seus seguidores informações sobre o setor jurídico do Brasil e da América Latina, compartilhando notícias, eventos e artigos, além de abordar doutrinas, legislação e jurisprudências.

O Migalhas tem redatores internos e externos, e é separado por seções — como a área dedicada a informações factuais, política, economia e tecnologia. Também há espaço para debates jurídicos e conteúdos exclusivos.

Studio Fiscal

Advogados empresariais que gostam de empreender, que se preocupam em melhorar os resultados do escritório, que têm autoridade e uma boa base de clientes estão no alvo das publicações do blog Empreenda, do Grupo Studio.

Um dos objetivos é mostrar a advogados — principalmente da área empresarial e administrativa — que há muitos caminhos que podem ser percorridos na carreira para a obtenção de mais clientes e do sucesso. Seu papel é ajudar o profissional a estreitar laços e acompanhar o relacionamento com o cliente, com dicas sobre empreendedorismo, tecnologia, carreira etc.

Empório do Direito

No Empório do Direito, a intenção também é tornar as informações sobre o setor jurídico brasileiro mais democráticas, dando acesso a elas de forma mais didática, com foco em trabalhos acadêmicos e práticos. O site reúne materiais produzidos por professores e estudantes de Direito.

Quem busca por inovação na área e por informações com olhar mais crítico deve observar esse blog. Seu papel é basicamente promover a capacitação constante no segmento. Ele foi criado pela editora Empório do Direito, que lança e distribui livros sobre a área.

 

 Guia essencial para aumentar a rentabilidade no seu escritório de advocacia

 

Jota

O Jota foi desenvolvido mais recentemente, em 2014, e é tocado por jornalistas especializados em Direito e questões jurídicas. Nele você encontra notícias atualizadas sobre o setor, envolvendo os três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário.

Seu alvo são advogados, juízes, promotores e estudantes. Seus articulistas estão presentes nos mais diferentes eventos ligados à área jurídica, levando informações sobre carreira, com análises, opinião e coberturas jornalísticas. Nele, há a opção pela leitura de conteúdos gratuitos e pela assinatura paga, com acesso a áreas específicas.

Site da AB2L

A Associação Brasileira de LawTechs e LegalTechs foi criada por empresas de tecnologia com foco no setor jurídico, e seu site reflete esse espírito. Para quem busca inovação, a página da AB2L é passagem obrigatória, pois abre espaço para a troca de informações entre os negócios do segmento e escritórios de advocacia, departamentos jurídicos de empresas e outras instituições.

A ideia, segundo seus criadores, é incentivar o uso da tecnologia a favor do Direito, almejando o crescimento do empreendedorismo nesse segmento. O site conta com notícias e artigos relevantes, sempre tendo em mente o futuro da profissão.

Site do Conselho Nacional de Justiça

A página do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) separa informações sobre diversos temas relacionados ao Direito, como violência contra a mulher, gestão estratégica, transparência, tecnologia da informação, informações sobre o poder Judiciário e o Sistema Carcerário e de Execução Penal, entre outros.

Também há espaço para notícias de todos os tribunais de Justiça, acesso à TV Plenário, relação de processos para julgamentos, calendário das sessões, atas e certidões delas, atos normativos etc.

Jus Juridiquês

Pode parecer, à primeira vista, que o Jus Juridiquês tem como público mais específico as pessoas que não estão ligadas à área de Direito, mas esse canal no YouTube pode ser muito útil para o profissional de advocacia aprender a alcançar seu cliente com uma linguagem mais próxima a ele e até mesmo para melhorar sua retórica.

Seu foco são os vídeos, curtos e com informações sobre a área jurídica, com explicações rápidas e acessíveis tanto para leigos quanto para estudantes de Direito. Os novos vídeos são postados semanalmente e produzidos pela jornalista e advogada Cíntia Brunelli.

Âmbito Jurídico

Um dos portais jurídicos mais antigos do Brasil, o Âmbito Jurídico está no ar desde 1998 e é considerado um dos mais completos entre os que mencionamos até agora pelos profissionais de Direito. Nele, há as notícias e artigos como os demais, mas também modelos de petições, fluxogramas, contratos, informações sobre concursos públicos etc.

O site também oferece serviços aos seus seguidores, cadernos sobre temas nas áreas de atuação jurídica mais tradicionais ou novas, despachos e sentenças. Por fim, você pode ler a revista conceituada editada pelos profissionais do portal.

A presença em eventos ligados à área do Direito, como palestras, congressos e cursos de especialização é fundamental para os profissionais, mas a tecnologia também ajuda na capacitação constante dos advogados, juízes, promotores e demais atores do segmento jurídico, com atualização contínua por meio da internet.

Você gosta de estar sempre por dentro de tudo o que diz respeito ao mundo jurídico? Então siga-nos nas redes sociais para ficar por dentro das novidades! Estamos no LinkedIn, no Facebook, no Google+ e no Instagram!


Redação Grupo Studio