RECEBA NOSSO CONTEÚDO DE FORMA GRATUITA DIRETAMENTE NO SEU EMAIL

Grupo Studio Franquias Studio FiscalComo deixar o ambiente de trabalho de um advogado mais produtivo?

Como deixar o ambiente de trabalho de um advogado mais produtivo?

A competitividade no mundo dos negócios está cada vez mais acirrada, e isso também vale para a área do direito. Como o dia a dia desses profissionais é bastante estressante, transformar o ambiente de trabalho de um advogado em local mais produtivo pode ser uma ótima tática para potencializar seus resultados!

Com um número crescente de profissionais atuando on-line e muita concorrência entre os escritórios, investir no bem-estar dos profissionais é uma maneira de tornar esse espaço mais produtivo, além de ser uma motivação para os colaboradores.

Essa estratégia também é bastante eficaz para oferecer um serviço mais qualificado aos clientes, melhorando a entrega individual e coletiva de um escritório.

Existem inúmeras maneiras de tornar um ambiente mais acolhedor e, por conta disso, explicaremos neste artigo como deixar o ambiente de trabalho dos advogados mais produtivo. Além disso, separamos alguns passos para colocar essa estratégia em prática. Confira!

Como tornar o ambiente de trabalho de um advogado mais produtivo?

Ser produtivo não se refere a desempenhar mil funções e trabalhar mais e mais, muito pelo contrário! A produtividade é a capacidade de uma pessoa executar as tarefas necessárias para que ela possa alcançar as metas e objetivos traçados.

O primeiro passo para tornar seu ambiente de trabalho mais produtivo é estabelecer metas e objetivos claros, pois eles ajudarão sua equipe a ter foco nas ocupações essenciais para alcançar o que foi definido.

Criar uma lista de tarefas diárias e desenvolver um cronograma para definir o tempo também são ótimas formas de melhorar o aproveitamento de tempo em um escritório. Esses métodos são interessantes, pois ajudam a equipe a determinar quais as prioridades e saber exatamente o que deverá ser executado naquele dia.

O ideal é que sejam feitos controles diários, semanais e mensais, cada um com suas metas a serem alcançadas. Essa ferramenta é importante para ajudar o advogado a manter o foco nos objetivos, reduzindo a margem de distração com tarefas que não são prioritárias para aquele momento.

De modo geral, a produtividade não é algo nato do ser humano. Portanto, ela pode ser aprendida e melhorada com o passar do tempo.

Ainda assim, vale ressaltar que não existe um passo a passo para melhorar o desempenho de um profissional. Cada indivíduo responde de uma maneira a esses estímulos e é importante cada um encontrar a fórmula para aprimorar sua performance.

 

Marketing Jurídico: atraia clientes sem ferir o código da OAB


Confira algumas dicas que podem ajudar nesse processo.

1. Encontre os pontos fracos

Para realizarmos melhorias em nosso ambiente de trabalho, o primeiro passo é compreender o que deve ser aprimorado. Portanto, a primeira missão para estimular a produtividade em seu escritório é detectar quais são seus pontos fracos.

Nesse processo, você pode, por exemplo, descobrir em qual etapa do fluxo de trabalho a documentação fica represada, atrapalhando o desenvolvimento de um projeto como um todo.

Conforme você diagnostica esses problemas, é possível contornar situações e eliminar gargalos que prejudicam o rendimento do seu escritório

Graças a esse tipo de análise podemos também rastrear os responsáveis por esses problemas e propor soluções que melhoram a performance coletiva e individual de uma empresa.

2. Controle o tempo

Algumas tarefas demandam mais tempo do que outras, e isso é algo absolutamente normal na rotina de trabalho de qualquer funcionário. Contudo, mesmo diante desse cenário é importante respeitar o prazo de execução de cada uma delas.

Quando temos uma tarefa que requer mais atenção e tempo para seu desenvolvimento, é comum que as pessoas ultrapassem o prazo médio exigido para sua execução. No entanto, acontecimentos como esse podem comprometer o rendimento como um todo, desde um funcionário isolado até uma equipe inteira.

Se pensarmos que, no mundo dos negócios, tempo é sinônimo de dinheiro, quanto mais tempo se leva para desempenhar uma tarefa, menor a lucratividade obtida com ela. Portanto, gerenciar bem o tempo e manter o foco nos prazos estabelecidos é fundamental para que o seu escritório de advocacia se torne rentável e competitivo.

Encontramos muitos profissionais com aquele pensamento de que podem terminar um trabalho em casa, e com isso acabam levando mais tempo que o necessário, comprometendo o desenvolvimento do fluxo de trabalho.

Diante disso, evitar que os funcionários levem serviço para casa é uma forma de impedir que os prazos de entrega extrapolem. Além do mais, é importante frisar que os momentos de descanso são vitais para se obter um bom desempenho no dia a dia de trabalho.

3. Não use as redes sociais

Embora possam ser ferramentas que ajudam as pessoas a se conectarem e se manterem atualizadas quanto aos acontecimentos, as redes sociais podem reduzir exponencialmente o rendimento de uma equipe.

Se pensarmos que são alguns minutinhos de distração, ao longo do dia essa interação pode subtrair horas e horas de trabalho, além de comprometer a concentração de seus funcionários.

O ideal é limitar esse acesso para momentos que sejam de lazer, como uma pausa para o café ou durante os intervalos de almoço. Essa é uma medida simples que pode ser introduzida no cotidiano de um escritório e aumentar substancialmente o rendimento de uma equipe.

4. Personalize o espaço

Possibilitar que os seus funcionários deixem suas salas ou mesas de trabalho de acordo com o perfil de cada pessoa é uma alternativa simples, de baixo custo e que pode melhorar a atmosfera de trabalho em sua empresa.

Vale lembrar que, se o seu escritório tiver uma padronagem de cores, é importante que isso seja respeitado nesse processo de personalização do espaço.

São mudanças simples e que podem criar um ambiente mais acolhedor e estimulante para seus funcionários. Desde pendurar um quadro de sua preferência, alocar um porta-retratos ou cultivar uma planta, por exemplo.

5. Terceirize alguns serviços

Para manter um escritório de advocacia, é preciso muito mais do que conhecimento na área do direito. O seu sucesso está atrelado a diversas outras áreas, como a de contabilidade, por exemplo, que é essencial para a execução de uma boa gestão e organização financeira.

Setores como marketing, comercial ou recursos humanos são essenciais para auxiliar na consolidação de qualquer empresa e, por isso, a terceirização desses serviços ajudará você a manter o foco na sua área de atuação.

Quando o assunto é o ambiente de trabalho de um advogado, é necessário que ele seja produtivo e alcance bons resultados. Esses investimentos, além de ajudarem a melhorar o rendimento de uma equipe, são importantíssimos para auxiliar a sua empresa a se posicionar de forma mais competitiva diante da concorrência!

Gostou do nosso artigo? Quer aprender mais sobre como tornar o ambiente de trabalho produtivo? Siga as nossas redes sociais — LinkedInFacebook — e fique por dentro de todas as novidades do mercado!


Redação Grupo Studio