RECEBA NOSSO CONTEÚDO DE FORMA GRATUITA DIRETAMENTE NO SEU EMAIL

Grupo Studio Franquias Studio FiscalAdvogado empreendedor: saiba quais são as características fundamentais

Advogado empreendedor: saiba quais são as características fundamentais

Muitas pessoas acreditam que a advocacia está distante da atividade empreendedora, mas esse é um equívoco comum. Nada impede o advogado empreendedor de transformar sua experiência no Direito em um empreendimento lucrativo. No entanto, ele deve estar disposto a aprender a lidar com características comuns no mundo dos negócios.

Como se cuida de uma empresa?

A primeira dúvida a ser sanada é como lidar com aspectos empresariais. Muitas questões devem ser estudadas antes da empresa ser criada, com o objetivo de evitar prejuízos.

Ter um plano de negócios é fundamental, pois ele ajuda o advogado empreendedor a entender o que será necessário para tornar a empresa real, sem colocar em risco suas finanças.

Quais são os pontos fracos do meu produto?

No geral as pessoas não gostam de pensar sobre os pontos fracos de seus produtos, e isso é um erro grave. Refletir sobre o que ainda não está bom pode evitar decepções futuras.

Para conseguir identificar os pontos fracos de sua ideia, o advogado empreendedor pode analisar as empresas concorrentes, para ter uma noção de como elas trabalham, e assim identificar erros comuns no setor.

Outra ideia é fazer uma pesquisa de público-alvo, para descobrir o que o consumidor realmente pensa sobre seu produto.

Um advogado empreendedor que resolveu criar um curso sobre a prova da OAB pode descobrir em uma pesquisa, que os alunos consideram sua metodologia complexa, por exemplo.

 

Baixe agora grátis: Guia essencial para aumentar a rentabilidade no seu escritório de advocacia

 

Como lidar com os colaboradores?

Uma empresa é um conjunto de tarefas, que devem funcionar de forma harmoniosa e eficiente. Cabe ao advogado empreendedor a tarefa de garantir que tudo ocorra de maneira eficaz.

Para isso, a primeira missão é garantir que as pessoas contratadas estão aptas para a função.

Pequenos erros, quando recorrentes, tendem a afetar a credibilidade da empresa com o cliente e a criar um ambiente hostil entre o colaborador e a liderança.

Não é culpa do colaborador não ter recebido treinamento adequado, ou mesmo ter sido contrato para um cargo para o qual não era o mais indicado.

Dedicar tempo para contratar e explicar uma tarefa é uma característica fundamental dentro de um empreendimento, independentemente do segmento.

Como liderar?

Para o advogado sua empresa é a realização de um sonho, mas essa percepção pessoal não será o suficiente para manter sua equipe motivada.

O ideal é fazer com que o ambiente de trabalho seja agradável. O advogado empreendedor deve manter uma postura empática com sua equipe, entendendo que pessoas podem cometer erros, e que, nem sempre, suas instruções foram claras.

É fundamental que aquele que lidera uma empresa mantenha uma postura coerente entre seu discurso e suas práticas cotidianas. Só assim ele poderá cobrar o mesmo dos funcionários.

O advogado empreendedor deve lembrar que o ambiente empresarial e dinâmico, e que, nele, as relações interpessoais são muito importantes.

É comum que alguém que dedicou parte de sua carreira com tarefas mais analíticas – como a leitura de processos – não tenha algumas das características citadas neste artigo, no entanto, deve saber que é possível desenvolvê-las.

O que você teve que aprender para empreender? Comente no post!


Redação Grupo Studio