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Grupo Studio Franquias Studio Fiscal8 dicas incríveis para aumentar a carteira de clientes no escritório de advocacia!

8 dicas incríveis para aumentar a carteira de clientes no escritório de advocacia!

Fazer um marketing eficiente é um desafio para empresas em qualquer área de atuação. No meio jurídico, isso pode ser ainda mais difícil, pois a captação de público precisa estar dentro dos preceitos éticos da profissão.

Porém, com ações estratégicas, é possível aumentar a carteira de clientes no escritório de advocacia.

Existem algumas atitudes fundamentais que podem ajudar a atrair a atenção de forma positiva e também contribuir para aumentar a credibilidade no segmento.

Quer descobrir como fazer isso? Então confira as dicas incríveis que preparamos a seguir:

1. Distribua cartões de visita

Muita gente pensa que os cartões de visita estão ultrapassados, mas isso é um tremendo erro. Além de ser uma forma simples e barata de propaganda, eles servem para que o seu escritório de advocacia possa se manter presente na memória de parceiros, clientes e contatos em potencial.

Não se esqueça de incluir informações básicas como nome dos profissionais, com seus respectivos registros na OAB e especializações, telefone da empresa, endereço de e-mail, entre outros dados que você julgar relevantes.

Não se esqueça também de investir em uma impressão de qualidade.

2. Tenha um excelente website

Marcar presença virtual é indispensável para quem quer aumentar a carteira de clientes. Dentro desse contexto, um bom website é o primeiro passo para uma boa estratégia de divulgação digital.

Ele ajuda a ampliar a confiabilidade do público e também contribui para que as pessoas achem a sua empresa com mais facilidade.

Não se esqueça de que o design deve ser sóbrio e precisa refletir os valores e a identidade visual do seu negócio. Exibir todas as formas de contato é fundamental e criar uma área com um perfil dos profissionais e um currículo resumido de cada um pode ser uma excelente alternativa.

3. Invista em marketing de conteúdo e estratégias inbound

Não se assuste, nem todo o tipo de propaganda em relação à atividade de advocacia é proibida pelo código de ética. Com um bom planejamento e uma empresa responsável, é possível investir no marketing jurídico.

Atualmente, o marketing digital está em alta por ser uma estratégia que traz vários benefícios, sendo relativamente menos custoso do que as mídias tradicionais.

As estratégias inbound são aquelas conhecidas como marketing de atração, em que o escritório se promove através de blogs, publicando notícias atuais e materiais informativos. Estes podem chamar a atenção de um potencial cliente que deseja esclarecer dúvidas a respeito de determinado assunto.

No marketing de conteúdo, o escritório deve demonstrar o seu conhecimento e excelência nos assuntos em que é especialista.

Dessa forma, os clientes que acessarem as publicações digitais sentirão segurança em relação ao conhecimento e capacidade dos profissionais, podendo buscar a assistência jurídica do escritório quando necessário.

 

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4. Cadastre o escritório no Google Places

O Google e demais sites que utilizam mecanismos de pesquisa usam diversos fatores para classificar a ordem em que aparecerão os resultados da busca. Um desses fatores é a localização física (se houver) do que está sendo procurado.

Assim, o mecanismo de busca mostra primeiro os resultados de sites que têm cadastro no Google Maps ou Google Places, para ajudar o interessado a encontrar mais facilmente o que procura.

Por exemplo, se uma pessoa procurar por “advogado trabalhista”, primeiramente aparecerão, nos resultados, aqueles escritórios que têm cadastro no Google Places, e o site já informará qual o endereço do local, tendendo a classificar os locais mais próximos do sujeito.

Apesar de parecer banal, a pesquisa na internet hoje é muito visada na hora de procurar ajuda, principalmente em questões legais. Quando o cliente não tem nenhum advogado conhecido, a primeira forma de conhecer um é pesquisar pelo Google ou outros sites.

Ainda, alguns clientes preferem procurar um advogado próximo de seu endereço, e saber disso é fundamental. Para cadastrar o escritório no Google Places basta seguir estes passos. Após o cadastro e um curto período, ele aparecerá nas buscas do Google com a localização.

5. Amplie o seu networking

Ampliar o seu networking é outra forma de aumentar a carteira de clientes no escritório de advocacia.

Os contatos profissionais são fundamentais nesse meio e, muitas vezes, o conhecimento adequado pode garantir mais facilidade na hora de receber ações interessantes ou contar com a preferência de algumas empresas.

Além de manter ativa a rede de conhecidos no seu segmento, outra boa ideia é investir no LinkedIn. Essa é uma rede social exclusivamente voltada para o âmbito profissional, que pode estreitar laços e facilitar o acesso a outros escritórios e advogados de renome.

6. Participe de entidades e associações empresariais

Para aumentar a carteira de clientes, também é fundamental ser presente no meio. Quanto mais o advogado é conhecido, mais será procurado para consultas e prováveis ações judiciais.

Uma forma de estar sempre presente é participar de entidades e associações empresariais. Conversando com os outros participantes, ministrando palestras sobre assunto que domina, mesmo que de graça, com o simples intuito de se tornar conhecido.

Dessa forma o advogado, além de conhecer mais pessoas, poderá demonstrar seu conhecimento e autoridade em alguma área, gerando confiança e colhendo, como resultado, o aumento da clientela.

Muitos dos que participam dessas entidades e associações têm negócios, possuem empresas e lidam diariamente com questões que envolvem leis e normas.

Sendo assim, o advogado pode conseguir uma rápida captação de clientes, tanto para representação processual como para prestação de consultorias.

7. Compareça a congressos jurídicos de sua área

Uma excelente dica é comparecer a congressos jurídicos das áreas que você domina.

Muitos pensam que apenas advogados ou operadores do Direito vão a esses congressos, mas pessoas de outras áreas também podem frequentá-los, seja por interesse no assunto, seja por estar buscando uma solução para algum problema.

Estando presente, além de adquirir conhecimento, o advogado demonstrará aos clientes em potencial presentes o seu interesse em manter-se atualizado — ponto que favorece a conquista de um cliente.

8. Utilize um software jurídico

A utilização de um bom software jurídico está se popularizando no meio do Direito.

Esses sistemas são muito importantes para uma gestão adequada dos processos e da agenda dos profissionais, minimizando as chances de faltas ou erros durante o dia a dia dos profissionais da empresa.

O programa também centraliza documentos, indica a data de reuniões ou eventos e guarda até informações financeiras.

Um profissional jurídico respeitável, portanto, não pode abrir mão da eficiência e da celeridade que essa solução traz para o escritório de advocacia.

 

Essas são algumas dicas incríveis para aumentar a carteira de clientes no escritório de advocacia. Gostou desse conteúdo? Conte para nós nos comentários.


Redação Grupo Studio