RECEBA NOSSO CONTEÚDO DE FORMA GRATUITA DIRETAMENTE NO SEU EMAIL

Grupo Studio Franquias Studio Fiscal5 eventos de direito que todo advogado precisa ir em 2019

5 eventos de direito que todo advogado precisa ir em 2019

Você sabe que em muitos momentos da vida é indispensável a presença em cursos, congressos, simpósios e outros eventos de direito para se atualizar, não é mesmo?

Para tanto, é fundamental que você organize a sua agenda de trabalho e saiba se planejar com antecedência, pois terá custos com passagens, hospedagem, logística, alimentação, entre outras despesas.

Assim, trazemos uma lista com 5 grandes eventos que acontecerão em 2019 para que possa se programar. Confira!

1. XVII Congresso Internacional de Direito Constitucional

Chegando à sua 17.ª edição, o Congresso Internacional de Direito Constitucional ocorrerá em João Pessoa, capital da Paraíba, nos dias 16, 17 e 18 de maio do ano que vem. Os palestrantes conversarão sobre os rumos da República e da importância de o povo chamar a responsabilidade para si, tendo em vista o caos instalado nos três poderes.

A homenageada do evento é nada mais nada menos que a ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha, do Supremo Tribunal Federal. Além disso, o congresso contará com as presenças ilustres do ministro Mauro Campbell, do Supremo Tribunal de Justiça, do advogado Flávio Pansieri, fundador da Academia Brasileira de Direito Constitucional, entre outros convidados.

2. IV Congresso Brasileiro de Direito Penal

Caso você seja um tipo de advogado mais voltado para o direito penal, nos dias 17 e 18 de maio, em Natal, capital do Rio Grande do Norte, acontecerá o congresso brasileiro dessa área jurídica. O propósito é abrir um diálogo sobre questões inerentes ao ser e o dever em tempos tenebrosos de crimes políticos.

Esse evento é de suma importância no cenário nacional e contará com 16 palestras de renomados profissionais do direito penal, como Lúcio Valente, Geovane Moraes, Rogério Sanches etc. A batuta fica por conta de Cláudia Barros Portocarrero, promotora de justiça do estado do Rio de Janeiro.

3. XI Congresso do Mercosul de Direito de Família e Sucessões

Nos dias 7 e 8 de junho de 2019, o município de Gramado, no Rio Grande do Sul, receberá um dos eventos mais representativos em termos de direito familiar. Com a organização do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM), o 11.º Congresso do Mercosul terá como debate central as principais necessidades da sociedade atual.

Basicamente, a argumentação jurídica nas palestras remete a inúmeros assuntos relevantes no contexto que vivenciamos, como os novos paradigmas familiares, o protagonismo infantil, a importância da inteligência emocional, e assim por diante. Além disso, os palestrantes são compostos por membros e executivos da IBDFAM.

4. XXIV Jornada Internacional de Direito

Você deve saber muito bem que é preciso ter planejamento estratégico no seu negócio e, com isso, a convivência com outros acadêmicos e profissionais do direito permite que haja insights preciosos. Essa é a proposta da Jornada Internacional que sempre acontece no sul do país, especificamente em Gramado.

Embora a programação ainda não tenha sido elaborada, o evento está marcado para os dias 14 e 15 de junho, e conta com a presença de diversos profissionais da área. Para se ter uma ideia da generalidade de assuntos abordados na jornada, no ano passado o juiz federal William Douglas falou sobre a criatividade, a ética, o estresse e o que as formigas têm a nos ensinar na vida.

5. XXXIII Congresso Brasileiro de Direito Administrativo

Com o objetivo de consolidar a Região Centro-Oeste como reconhecido polo de pesquisas e discussões na área jurídica, o Instituto Brasileiro de Direito Administrativo (IBDA) promove mais um congresso. A cidade escolhida para sediar a edição do ano que vem é Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul.

Ainda não há data confirmada, mas o que se sabe é que ocorrerá em outubro, sendo que é um dos eventos mais tradicionais do calendário jurídico. Em 2019, o propósito do congresso é dialogar sobre os principais problemas e soluções para que se tenha o aperfeiçoamento da administração pública.

Portanto, não deixe de acompanhar as inscrições nos sites das organizadoras dos eventos e se planejar para desfrutar do conhecimento, do networking e de possíveis ideias que possam surgir.

Se você gostou deste artigo a respeito dos eventos de direito, compartilhe-o nas redes sociais para que os seus amigos da área possam se programar também!

 

 Guia essencial para aumentar a rentabilidade no seu escritório de advocacia

 


Redação Grupo Studio