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Grupo Studio Franquias Studio Fiscal5 dicas para conquistar clientes sem ferir o código de conduta da OAB

Dicas para conquistar clientes sem ferir o código de conduta da OAB

Divulgar os serviços prestados é essencial para quem quer sobreviver em um mercado competitivo como o jurídico. Porém, ocorre que, como o Código de Ética e Disciplina da OAB traz diversas restrições para a divulgação de serviços de advocacia, muitos profissionais acabam se intimidando em suas estratégias de marketing — o que, sem dúvidas, acaba prejudicando a captação de clientes.

No post de hoje, vamos ver que é plenamente possível conciliar as restrições legais com o marketing do seu escritório de advocacia. Para isso, separamos 5 dicas para conquistar clientes sem correr riscos de ferir o código de conduta da OAB. Confira!

 

1. Preze pela discrição e sobriedade

De acordo com o Código de Ética e Disciplina da OAB, a regra nº 1 quanto à publicidade profissional diz respeito à discrição e sobriedade: toda divulgação dos serviços deve ter caráter meramente informativo e primar por esses princípios.

Por isso, independentemente do meio escolhido para a divulgação, é essencial evitar anúncios muito ostensivos (como aqueles veiculados na TV e em outdoors). Os elementos visuais para identificação do escritório (como placas e fachadas) também se incluem nessa regra.

2. Crie um site para o seu escritório

Antes de comprar um produto ou contratar um serviço, a maioria das pessoas faz uma pesquisa online para conferir as opções ou se certificar sobre a qualidade das ofertas. A regra é a mesma no que diz respeito aos serviços jurídicos.

Por esse motivo, é indispensável criar uma página para o seu escritório. Como o código de conduta da OAB permite a veiculação de propaganda de serviços jurídicos na internet, vale a pena criar um site que transpareça seriedade e profissionalismo para conquistar clientes.

 

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3. Invista no marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma forma de divulgar serviços e consiste em produzir e compartilhar conteúdos relevantes na internet. Ao entrar em contato com o material que você disponibilizou (pode ser um post no blog do escritório ou até mesmo um e-mail personalizado), o cliente em potencial percebe que aquilo pode ajudá-lo a resolver um problema e acaba se interessando pelo serviço oferecido.

Por exemplo, os advogados podem investir em artigos jurídicos, “traduzindo” para os seus clientes algumas leis ou entendimentos jurisprudenciais importantes. No entanto, é preciso ter atenção para não se tornar uma “consultoria online” — o Código de Ética e Disciplina da OAB proíbe que advogados respondam habitualmente a consultas sobre matérias jurídicas nos meios de comunicação social.

4. Divulgue as conquistas do seu escritório

Outra ótima forma de conquistar clientes é divulgar os prêmios e conquistas do seu escritório. O código de conduta da OAB não proíbe que os advogados anunciem prêmios especializados de reconhecimento profissional ou sua participação em eventos como palestrantes, por exemplo. A única exigência é que os prêmios ou eventos divulgados tenham relação com a atividade jurídica.

5. Marque presença nas mídias sociais

Como já vimos, grande parte dos clientes tem o primeiro contato com um escritório de advocacia por meio da internet. Por isso, é indispensável marcar presença nas mídias sociais. Contudo, é necessário escolher as mais adequadas. O Instagram e o Twitter, por exemplo, são muito informais para divulgar esse tipo de serviço. As voltadas para o lado profissional — como o LinkedIn — são as mais indicadas.

Seguindo essas diretrizes, é plenamente possível conquistar clientes sem correr o risco de sofrer sanções da OAB!

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Redação Grupo Studio